O tema de hoje é tão importante quanto ao postado ontem, Cronograma Capilar.
O assunto é Ph dos cabelos.
O quão importante é ter o ph regulado nas madeixas? Como manter o equilíbrio ideal?

Obs.: o ph dos cabelos gira em torno de 4,5 a 5,5.
Quando nos submetemos à processos químicos (coloração, descoloração, escovas inteligentes, relaxamentos), nossas madeixas ficam com o ph alcalino/básico e isso faz com que as cutículas dos fios se abram.
As cutículas abertas, deixam os cabelos porosos, opacos, com frizz e muito fragilizados, fazendo com que não absorvam os nutrientes necessários para manter a vitalidade dos cabelos.
Já o ph ácido, fecha as cutículas, fazendo com que ele mantenha sua vitalidade (pois retém os nutrientes).Isso garante o balanço natural, brilho e maciez dos cabelos, e ainda mais! Mantém uma tintura ou tratamentos capilares por mais tempo.
Mas...... manter os cabelos permanentemente com as cutículas fechadas também não é bom. Isso porque ele não conseguirá absorver os tratamentos (hidratação, nutrição, reconstrução).
Entendido sobre escamas abertas e fechadas? ;)
"Mas Juh, como eu faço então para equilibrar o ph dos cabelos após processos químicos?
Simples! Hoje existem no mercado, produtos capilares capazes de manter o equilíbrio do ph. Quanto menor for o ph, mais satisfatório será o resultado.
O acidificante mais fácil de encontrar, e que você possui em casa - mais especificamente na cozinha - simmmmm, cozinha - é o vinagre (seu ph é em torno de 3).
COMO FAZER...
Lave os cabelos com shampoo transparente (pode ser shampoo de bebê ou qualquer outro transparente. Hoje existe um da Pantene - farei um post sobre ele em breve).
Após enxaguar os cabelos, aplique uma máscara hidratante e deixe agir conforme recomendado pelo fabricante. Enxague e tire o excesso de água com uma toalha.
Para usar o vinagre, basta diluir meio copo dele, em meio copo de água. Aplicar da raiz às pontas das madeixas limpas e úmidas. Deixar agir por 10 minutinhos e enxaguar. O cheiro do vinagre passa rápido. Não precisa passar nada depois (pois suas cutículas estão fechadinhas).
Essa prática, doa brilho e maciez aos cabelos e deve ser feita a cada 15 dias ou 1 vez ao mês.
Como eu e o vinagre não nos entendemos (acho o cheiro completamente enjoativo e forte), eu uso um produto profissional ( você encontra em lojas de produtos de cabelos, salões de cabeleireiro ou na internet). O meu veio da Beleza na Web (Site super confiável. Super indico). Ganhei esse acidificante em uma compra que fiz. Veio em uma bisnaga de 110 gr e rende bastante! Sua apresentação original, vem em uma embalagem de 230gr e custa entre R$40 e R$45.
Na minha humilde opinião, que tem química nos cabelos, deve ter esse acidificante em casa.
![]() |
Ph Balancer - K.Pro Seu ph é super ácido - 2,5 |
Eu o utilizo da mesma forma como expliquei acima (usando o vinagre).
Da última vez que retoquei as californianas (agora subiu mais pro topo da cabeça e se chama ombre hair..hehe), meu cabelos ficaram muito fragilizados (isso porque mega tratei antes de refazer).
No processo de reestruturação, eu hidratei, nutri e reconstrui na mesma semana. E após o último processo (reconstrução) apliquei esse acidificante, deixei agir por 5 minutinhos e retirei.
Noooosa! Outros cabelos! Mais macios, brilhosos e com vida.... coisas difíceis de se conseguir após descoloração, não é mesmo?!
Eu amo amo amoooo esse acidificante!
Espero que vocês tenham gostado do post e compreendido a importância do Ph para nossas madeixas.
Nos vemos no próximo post!
Beijos e até!
0 comentário
Postar um comentário
Obrigada por sua visita!
Seja sempre bem vinda (o)!